Skip to content
Porto Alegre Hoje
  quarta-feira 2 julho 2025
  • Home
  • Esportes
  • Justiça
  • Notícias
  • Contate-nos
Exclusivo
setembro 16, 2024Empresário de Beach Club é Preso Acusado de Maus-Tratos Contra Pais Idosos em Salvador dezembro 20, 2024Câmara aprova projeto que limita aumento do salário mínimo e altera regras do BPC dezembro 30, 2024Tribunal na Sérvia condena pais de adolescente responsável por massacre em escola setembro 26, 2024Marina Ruy Barbosa Exibe Anel de Noivado com Diamantes em Paris dezembro 29, 2024Randolfe Rodrigues retira projeto que altera regras de votação ao Senado Federal janeiro 30, 2025Plataforma revoluciona comunicação empresarial com solução de SMS em massa março 11, 2025Investidor brasileiro de Bitcoin desde 2011 processa corretora por bloqueio de saques agosto 8, 2024Jessik lança canção com mensagem de consolo ao Rio Grande do Sul agosto 7, 2024Advocacia do DF mobiliza campanha contra violência à mulher na maioridade da Lei Maria da Penha dezembro 6, 2024Corretor de grãos e a esposa aplicavam golpes milionários para ostentar e manter vida de luxo
Porto Alegre Hoje
Porto Alegre Hoje
  • Home
  • Esportes
  • Justiça
  • Notícias
  • Contate-nos
Porto Alegre Hoje
  Brasil  Edição especial de 50 anos da revista antirracista Tição é lançada em Porto Alegre
Brasil

Edição especial de 50 anos da revista antirracista Tição é lançada em Porto Alegre

King postKing post—fevereiro 5, 20250
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

Na terça-feira, 28, foi lançada a edição especial de 50 anos da revista Tição na Biblioteca Pública do Estado. Pioneira na história do movimento negro no Brasil, a publicação começou a ser gestada em meados da década de 1970, por um grupo de jornalistas negros que faziam resistência à ditadura civil-militar; o lançamento ocorreu em 1978. O Sintrajufe/RS estava presente, representado pela diretora Arlene Barcellos. A colega aposentada Lourdes Helena de Jesus da Rosa, escritora e pesquisadora do povo negro, foi entrevistada para a edição especial.

A revista Tição foi criada como um instrumento na luta contra a discriminação racial e a violência policial e para denunciar a falta de mercado de trabalho para negros e negras, além de divulgação da cultura afro-brasileira.

A atividade de lançamento contou com a presença de pessoas das áreas de cultura, literatura, comunicação e educação e lideranças do movimento negro. A condução foi feita pela escritora e musicista Lilian Rocha, que já foi homenageada com o Troféu Palavra Viva, com o qual o Sintrajufe/RS destaca pessoas importantes para o fomento da leitura no estado. A apresentação musical foi da cantora Marguerite Silva Santos, e Naiara Oliveira declamou um poema de autoria de seu pai, Oliveira Silveira, poeta e escritor, idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. Também estavam presentes Ana Maria de Souza, primeira mulher negra na direção da Biblioteca Pública do RS, e a jornalista Vera Daisy Barcelos, fundadora da Tição.

Para a jornalista responsável e fundadora da revista, Jeanice Ramos, a edição de 50 anos da Tição “representa muito, historicamente e socialmente, porque fizemos um resgate das principais pautas da Tição e abordamos uma visão cosmopolita de todos os assuntos. Vimos que os assuntos não foram ultrapassados e que continuam fazendo parte da comunidade negra, e outros temas já superamos”, avaliou.

Emílio Chagas, editor e fundador da Tição, relembrou a primeira edição da revista: “Eu e Jorge Freitas militávamos no movimento negro e percebemos que a luta envolvia outras questões e não tínhamos nenhum espaço para discutir a identidade negra. Havia uma carência de profissionais negros nas universidades e nas redações dos jornais. Então, fizemos a revista em plena ditadura militar, enfrentando muita censura e perseguições. A partir daí, a revista se tornou um verdadeiro movimento que teve repercussão em todo o Brasil”, comentou. “Nesses 50 anos, notamos que o racismo ainda está aí e precisamos seguir com a luta antirracista”, finalizou.

A colega aposentada Lourdes Helena de Jesus da Rosa, escritora e pesquisadora do povo negro, com foco na história das mulheres negras, acompanhou o lançamento. Ela reforça que a revista foi um marco na história antirracista de Porto Alegre. “Na época de sua publicação, anos 78, 79, 80 do século 20, ainda vivíamos sob as agruras da ditadura, e lembro ser, para mim, um ato de atrevimento ter um exemplar em minhas mãos. Não conhecia e nada sabia de seus fundadores e editores e, com o passar dos anos, conheci e reconheci a importância e a coragem deles. Foi uma honra participar desta edição especial, como entrevistada, estar junto a tantas celebridades de papel importante na luta antirracista gaúcha”.

revista
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Bloco da Laje recebe mais de R$ 350 mil em recursos públicos, revelam documentos
Bastidores da Demissão de Rodrigo Bocardi: Acusações de Ética e Investigações na Globo
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

  • Santander inaugura a primeira agência Work/Café no Rio Grande do Sul
  • Giramille lança curta-metragem emocionante sobre autismo com estreia global no YouTube
  • Feriado com magia: últimos dias para conhecer a Hello Kitty em Porto Alegre
  • Como Funcionava o Suposto Esquema de Fraude Arquitetado por Namorado de Sandy
  • Hello Kitty: Ação com colecionadores é prorrogada na exposição realizada em Porto Alegre

    #Tags

    Rio Grande do SulkingpostbrstfmusicaPCClavagem de dinheirosustentabilidadedivulgador de noticiasPORTO ALEGREatualidadesJosé Marcos de MouraOperação Follow the MoneyPorschemedicamentoOperação ConciergeXinxa Góes de SiqueirainvestigaçãoAntônio Carlos Guimarães FilhoAdemir Pereira AndradeRibeirão Preto
    Porto Alegre Hoje. © 2025