Skip to content
Porto Alegre Hoje
  sábado 5 julho 2025
  • Home
  • Esportes
  • Justiça
  • Notícias
  • Contate-nos
Exclusivo
novembro 4, 2021Justiça transforma investigados da Operação Tergiversação em réus por corrupção na Polícia Federal março 9, 2017Justiça determina bloqueio de bens e prende Mário Celso Lopes na Operação Greenfield fevereiro 18, 2025Cassino é a nova Patrocinadora Oficial do Quadro “Gol Show” no Programa do Ratinho agosto 7, 2024“Rei da Cebola” Preso por PF em Megaoperação Contra Crime Organizado fevereiro 1, 2025Bloco da Laje recebe mais de R$ 350 mil em recursos públicos, revelam documentos outubro 23, 2024Medicamentos Fora do SUS: A Decisão do STF e Suas Implicações para a Saúde Pública agosto 7, 2024Crescimento de Processos Contra o INSS nos Juizados Especiais Preocupa Advogado Previdenciário julho 12, 2024Nego Di é investigado operação que apura lavagem de R$ 2 mi com rifas virtuais janeiro 2, 2025Editora Novare: Um Olhar Sobre o Universo Literário Cristão do Grupo Renato Bernardinelli abril 15, 2025Feriado com magia: últimos dias para conhecer a Hello Kitty em Porto Alegre
Porto Alegre Hoje
Porto Alegre Hoje
  • Home
  • Esportes
  • Justiça
  • Notícias
  • Contate-nos
Porto Alegre Hoje
  Brasil  Construção industrializada em aço viabilizará projeto de construção de 31 casas em Porto Alegre
Brasil

Construção industrializada em aço viabilizará projeto de construção de 31 casas em Porto Alegre

King postKing post—fevereiro 26, 20250
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

Situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o projeto de construção de 31 casas (Projeto 2 por 1) é uma iniciativa do Sinduscon-RS através da Campanha SOS Chuvas – Enchente RS, direcionado para as famílias que perderam os seus lares na enchente de maio de 2024. Essa obra é mais um grande exemplo de projeto inovador, com o uso do aço como protagonista. O sistema construtivo Light Steel Frame, que será aplicado na obra, oferecerá como principais vantagens a redução de resíduos, um canteiro extremamente limpo e organizado e ainda grande agilidade na execução, com drástica redução de cronograma, contribuindo diretamente com as práticas sustentáveis e alinhadas com os princípios ESG. “Serão utilizados perfis específicos de light steel frame e banheiro pré-fabricado, que será levado pronto para a obra. Isso implicará em baixa utilização de mão de obra no canteiro”, destaca o Coordenador Técnico da Etapa de Construção das Casas do Sinduscon-RS e Diretor da Comat+S (Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade do Sinduscon-RS), Rubem Piccoli, acrescentando que a quantidade de aço utilizada será de cerca de 17 toneladas. 

“As paredes estão sendo montadas em fábrica e serão conectadas no local, por isso considera-se que a parte principal da casa será feita em dois dias. Quanto aos desafios, o Sinduscon-RS organizou as tecnologias disponíveis que atendessem todas as normas de desempenho e buscou uma planta padrão das casas do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV)”, afirma o Diretor da Comat+S, Rubem Piccoli, pontuando ainda que foi feita uma análise comparativa das opções construtivas em termos de capacidade de produção, confiabilidade técnica, atendimento às normas e homologação de produtos e que a construção dessas unidades possibilitará a recuperação da dignidade e cidadania das famílias que perderam seus lares na enchente.

A escolha pelo sistema construtivo em aço ocorreu muito por conta de sua rapidez, eficiência e produtividade, quando comparado ao método convencional, com a solução industrializada em aço atendendo a todas as normativas, contribuindo com o senso de urgência, uma vez que ainda há famílias em abrigo. “Em relação à sustentabilidade, a construção industrializada em aço gera bem menos resíduos e utiliza materiais processados, sendo verificado inclusive um crescimento de obras desse tipo no Brasil, além do fato de que o sistema construtivo em aço é perfeitamente compatível com outras soluções industrializadas, como o drywall e demais estruturas pré-fabricadas. 

O Centro Brasileiro da Construção em Aço acredita que a maior utilização de sistemas industrializados no Brasil já é uma tendência, muito por conta de benefícios como produtividade, menos resíduos e ambiente de trabalho mais controlado. Entende que o Light Steel Frame está sendo cada vez mais utilizado em projetos que exigem velocidade de execução, alto controle de qualidade e preocupações ligadas à sustentabilidade, permitindo que esses empreendimentos sejam entregues em menos tempo e com maior eficiência energética.

“É importante que a sociedade brasileira se organize e entenda os gargalos que impedem o avanço da construção industrializada no Brasil (questões tributárias, trabalhistas, normativas e culturais). É fundamental ainda que existam instituições que atuem nesse sentido e que se crie um ambiente em que seja possível a eliminação dessas restrições, e assim ocorra uma maior utilização da construção industrializada”, finaliza Piccoli.

A obra atualmente está na etapa de terraplenagem.

 

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.

açoatualidadesconstruçãoPORTO ALEGRE
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Empresário é Preso em Operação que Investigou Fraude no Tribunal de Justiça do Piauí
AMIG atribui avanço do garimpo ilegal à falta de estrutura da ANM e à omissão do governo federal
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

  • Santander inaugura a primeira agência Work/Café no Rio Grande do Sul
  • Giramille lança curta-metragem emocionante sobre autismo com estreia global no YouTube
  • Feriado com magia: últimos dias para conhecer a Hello Kitty em Porto Alegre
  • Como Funcionava o Suposto Esquema de Fraude Arquitetado por Namorado de Sandy
  • Hello Kitty: Ação com colecionadores é prorrogada na exposição realizada em Porto Alegre

    #Tags

    Rio Grande do SulkingpostbrstfmusicaPCClavagem de dinheirosustentabilidadedivulgador de noticiasPORTO ALEGREatualidadesJosé Marcos de MouraOperação Follow the MoneyPorschemedicamentoOperação ConciergeXinxa Góes de SiqueirainvestigaçãoAntônio Carlos Guimarães FilhoAdemir Pereira AndradeRibeirão Preto
    Porto Alegre Hoje. © 2025