Na última quinta-feira (18), o governo estadual anunciou a homologação do resultado final do concurso público nº 01/2025 destinado ao magistério. A relação dos candidatos aprovados foi divulgada em uma edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).
O resultado da homologação está formalizado no Edital nº 86/2026 emitido pela SEDUC (Secretaria de Estado da Educação), que também apresenta a classificação após os recursos do processo seletivo. O documento especifica que tanto o resultado final quanto a classificação dos participantes estão organizados conforme os anexos do referido edital.
Com essa homologação, o governo espera iniciar as convocações dos aprovados no segundo semestre, desde que haja a aprovação do Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal.
Concurso contou com mais de 41,5 mil inscritos
Realizado em 2025, o concurso atraiu mais de 41,5 mil candidatos. As vagas disponíveis estão distribuídas nas cidades atendidas pelas 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CREs), incluindo cotas reservadas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e pessoas trans.
Os campos de conhecimento que serão preenchidos pelos novos professores abrangem diversas etapas da educação básica, incluindo disciplinas como Administração, Língua Kaingang, Língua Guarani, Artes, Biologia, Educação Especial, Educação Física, Educação Indígena, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Espanhol, Inglês, Português, Matemática, Química e Sociologia.
As maiores expectativas de nomeações são para a área de Língua Portuguesa, com 1.178 vagas disponíveis. Em seguida está Matemática com 917 posições abertas. A área de Educação Física conta com previsão de 602 docentes e História possui 562 vagas.
Nomeações durante período eleitoral
O governo esclareceu que não existe impedimento legal para as nomeações em 2026, visto que a homologação foi realizada três meses antes do início do período eleitoral. As instruções sobre a posse serão enviadas posteriormente aos aprovados através do e-mail fornecido na inscrição.
Esse concurso representa a segunda seleção pública para o magistério realizada nos últimos dez anos no Rio Grande do Sul.
O post Homologação do concurso do magistério é anunciada com expectativas de chamadas no segundo semestre apareceu primeiro em Agora RS.
