Skip to content
Porto Alegre Hoje
  sexta-feira 4 julho 2025
  • Home
  • Esportes
  • Justiça
  • Notícias
  • Contate-nos
Exclusivo
dezembro 19, 2024Quadrilha usava jatinho para transportar dinheiro de emendas parlamentares dezembro 27, 2024Líder e suposto fundador do PCC é preso ao desembarcar de cruzeiro em Santos agosto 14, 2024Juiz acusado de roubar heranças tem pedido negado no STF junho 23, 2025Santander inaugura a primeira agência Work/Café no Rio Grande do Sul março 26, 2024Dengue faz sua primeira vítima em Porto Alegre em 2024; Rio Grande do Sul contabiliza 42 óbitos setembro 30, 2024Empresário Wagner Amorim é Preso em Operação contra Fraudes Bilionárias com Fintechs abril 25, 2024Negociação quase fechada: Grêmio estava próximo de garantir Jemerson, mas Atlético-MG frustra acordo maio 28, 2024Acidentes causados por álcool afetam mais pessoas entre 35 e 54 anos dezembro 30, 2024Estatais federais registram rombo de R$ 6 bilhões até novembro, o maior para o período em 22 anos fevereiro 1, 2025Estiagem no Rio Grande do Sul se Agrava e Número de Municípios em Emergência Aumenta
Porto Alegre Hoje
Porto Alegre Hoje
  • Home
  • Esportes
  • Justiça
  • Notícias
  • Contate-nos
Porto Alegre Hoje
  Governo  Fórum de Segurança Pública apoia decreto que regula uso da força policial
Governo

Fórum de Segurança Pública apoia decreto que regula uso da força policial

Porto Alegre HojePorto Alegre Hoje—dezembro 29, 20240
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

O Fórum de Segurança Pública manifestou apoio ao decreto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicado no último dia 24, que estabelece diretrizes para o uso da força policial e instrumentos de menor potencial ofensivo. A nota oficial, divulgada nesta quinta-feira (26), reforça que a segurança pública é um “direito social essencial” e não deve estar sujeita a interesses partidários.

Críticas ao decreto

O decreto gerou controvérsia, sendo alvo de críticas de governadores como Cláudio Castro (PL-RJ), que anunciou que buscará o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a medida. Castro argumenta que o decreto pode interferir na autonomia dos estados na gestão das forças policiais.

Posição do Fórum

Contrariando as críticas, o Fórum destacou que o decreto representa um avanço para a segurança pública nacional. A nota argumenta que a regulamentação é necessária para promover eficiência, transparência, valorização dos profissionais e respeito aos direitos humanos no exercício da força policial.

“Segurança Pública é um Direito Social essencial e não pode ficar à mercê dos ventos dos interesses partidários, seja eles à direita, ao centro ou à esquerda do espectro ideológico”, afirma o texto.

Além disso, o Fórum destacou que o decreto coloca o Brasil em conformidade com normas internacionais já assinadas pelo país, regulamentando práticas que existem há mais de uma década.

Detalhes do decreto

O Decreto 12.341/2024 determina que o uso da força policial deve seguir os princípios de “bom senso, prudência e equilíbrio” e só poderá ser aplicado para alcançar objetivos legais dentro dos limites da lei.

Entre seus objetivos estão:

  • A eficiência no uso da força;
  • Transparência nas ações policiais;
  • Valorização dos profissionais de segurança pública;
  • Respeito irrestrito aos direitos humanos.

Convocação à união

O Fórum de Segurança Pública também convocou as autoridades a se unirem no aprimoramento das forças de segurança do país, com foco no controle do uso da força pelo Estado.

“É fundamental que as forças públicas de segurança sejam aprimoradas, garantindo um equilíbrio entre proteção social e controle legal do uso da força,” conclui a nota.

A discussão sobre o decreto segue no centro das atenções, com debates envolvendo governadores, lideranças políticas e especialistas em segurança pública.

kingpostbrstf
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

Porto Alegre Hoje

Randolfe Rodrigues retira projeto que altera regras de votação ao Senado Federal
Influenciador Ruyter Poubel é investigado por golpe em apostas online
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

  • Santander inaugura a primeira agência Work/Café no Rio Grande do Sul
  • Giramille lança curta-metragem emocionante sobre autismo com estreia global no YouTube
  • Feriado com magia: últimos dias para conhecer a Hello Kitty em Porto Alegre
  • Como Funcionava o Suposto Esquema de Fraude Arquitetado por Namorado de Sandy
  • Hello Kitty: Ação com colecionadores é prorrogada na exposição realizada em Porto Alegre

    #Tags

    Rio Grande do SulkingpostbrstfmusicaPCClavagem de dinheirosustentabilidadedivulgador de noticiasPORTO ALEGREatualidadesJosé Marcos de MouraOperação Follow the MoneyPorschemedicamentoOperação ConciergeXinxa Góes de SiqueirainvestigaçãoAntônio Carlos Guimarães FilhoAdemir Pereira AndradeRibeirão Preto
    Porto Alegre Hoje. © 2025